Conheça: O Godless, Novo Malware Android na Google Play Store

Pesquisadores descobriram um novo “Malware Android” tratado por “Godless” que contém diversas maneiras de penetrar de raiz a um dispositivo obtendo acesso total a todos dispositivos afectados.

O software malicioso poderá ter como alvo qualquer dispositivo Android com uma das suas versões mais recentes, o “Android Lollipop versão 5.1” ou uma versão anterior desta, o que actualmente representa cerca de 90% dos dispositivos.

Segundo a empresa de segurança cybersecurity-cibernética “Trend Micro“, aplicações maliciosas relacionadas ou ligadas com o “malware Godless” podem ser encontradas facilmente na “Play Store-loja da Google Play“, afectando mais de 850.000 dispositivos em todo o mundo. O gráfico publicado pela empresa mostra o maior número de dispositivos que poderiam ficar afectados pelo malware são da Índia, Indonésia e Tailândia.

© Trend Micro Godless Android malware

© Trend Micro Godless Android malware

De acordo com a Trend Micro, uma vez que qualquer usuário Android fizer o download de qualquer uma das aplicações maliciosas, o malware vai esperar por algum tempo para começar a agir, tomando controle do dispositivo, até que a tela do dispositivo afectado desligue-se sem qualquer acção ou conhecimento do usuário. Depois da infiltração-enraizamento com sucesso no dispositivo Android, o malware faz com o seu dispositivo perca uma percentagem enorme de carga, ficando difícil de remove-lo.

Segundo os pesquisadores, uma série de aplicações da “Google Play Store” contêm o código malicioso. Aplicações como o “Summer Flashlight e Wi-Fi“, assim como jogos populares estão afectados pelo malware.

Trend Micro afirmou ter visto um grande número de aplicações genuínas com versões maliciosas na Play Store, o que poderia representar uma ameaça para os usuários, em uma das actualizações das suas aplicações para as versões maliciosas sem total conhecimento dos usuários.

AngoForGeeks,

Por Uma Angola Melhor

Anúncios