Conheça O Sunway Taihulight: Computador Mais Rápido Do Mundo Actualmente

Com mais de 10 milhões de CPUs, o “TaihuLight” não é simplesmente o computador mais rápido o mundo, é também um dos  supercomputadores mais energeticamente eficientes de sempre.

Durante três anos, a China tem estado a desenvolver os supercomputador mais rápido do mundo, como o Tianhe 2. Mas agora há um novo supercomputador, três vezes mais poderoso, e este usa muito menos energia o “Sunway TaihuLight“.

O TaihuLight tem três secções; um nó de rede central para gerenciar e coordenar as operações nos 40.960 módulos de computação, que estão localizados nos dois bancos de computação.

O novo supercomputador “Sunway TaihuLight”, tem 10,649,600 unidades de processamento central (CPU), para alcançar uma velocidade de processamento de 93 petaflops; o que chega a ser equivalente à 93 quatrilhões de cálculos por segundo, ou 2 milhões de computadores portáteis. Construído pelo “Centro Nacional de Pesquisa de Engenharia de Computação Paralela e Tecnologia-National Research Center of Parallel Computer Engineering & Technology”, o Sunway Taihulgiht é operado no Centro de Supercomputação Nacional em Wuxi, na China.

Quatrilhões por segundos

O Sunway TaihuLight já é o computador mais poderoso do mundo, mais ainda assim, este será actualizado com um aumento de 33% no poder de processamento para mais de 120 petaflops em vários anos.

O poder de processamento sem precedentes do supercomputador TaihuLight pode ser usado para modelar teste de mudança climática, neural imagem e simulação, aerodinâmica, investigação sobre a fusão, análise de dados grande e ciências dos materiais. Militarmente, ele poderia ajudar com simulação de testes de armas nucleares, motores hipersônicos e rachaduras criptografia de um inimigo.

AngoForGeeks,

Por Uma Angola Melhor

 

Anúncios